Ads

terça-feira, 31 de março de 2015

A MARCHA DO APRENDIZ



Irm.: Robson Rodrigues da Silva
Inicialmente deve ser esclarecido o significado de marcha. Marcha é o ato ou efeito de marchar, caminhar.

Na maçonaria uma marcha específica é usada para cada grau e cada Rito Maçônico possui igualmente a sua marcha específica. Portanto, a marcha varia em alguns casos de acordo com o Rito.
Os Maçons executam a marcha, pois esta representa a forma de caminhar em Loja em busca da Luz do conhecimento. No caso do Aprendiz este só sabe dar três passos em busca dessa Luz.

O MAÇOM E A METAMORFOSE DA BORBOLETA - Canal do Maçom





Ir .`. M.`.M.`.  Fabiano Bellati
A.`. R.`. L.`. S.`.  Trabalho e Silencio 121 Or.`. Campinas-SP

O que nós maçons podemos aprender com as borboletas? Pelo que nos consta em nenhum dos graus seja simbólico ou altos graus  traz  a alegoria desse belo inseto para nos transmitir conhecimento.
Podemos ressaltar a “liberdade” como ponto convergente entre o homem livre e de bons costumes e a borboleta.
Ampliando nosso estudo podemos entender a beleza do dócil e colorido inseto e comparar com a[1]nossa  coluna da beleza, a coluna do Sul,  “Coríntia”: Associada ao 2º Vig.`. Adornam todas as nossas ações, nosso caráter e nosso espírito, dentro da loja, ela se faz presente nos paramentos e jóias maçônicas.

domingo, 29 de março de 2015

O Bode na Maçonaria


Dentro da nossa organização, muitos desconhecem o nosso apelido de bode. A origem desta denominação data do ano de 1808. Porém, para saber do seu significado temos necessidade de voltarmos no tempo. Por volta do III ano d.C. vários Apóstolos saíram para o mundo a fim de divulgar o cristianismo. 

Alguns foram para o lado judaico da Palestina. E lá, curiosamente, notaram que era comum ver um judeu falando ao ouvido de um bode, animal muito comum naquela região. Procurando saber o porquê daquele monologo foi difícil obter resposta. Ninguém dava informação, com isso aumentava ainda mais a curiosidade dos representantes cristãos, em relação aquele fato. Até que Paulo, o Apóstolo, conversando com um Rabino de uma aldeia, foi informado que aquele ritual era usado para expiação dos erros. 

Canal do Maçom - Linda Oração



Esopo e a língua


Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia.
Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro, sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:
Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está à venda no mercado.
Como? Perguntou o amo surpreso. Tens certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?

A Pedra, o Maço e o Cinzel


A maçonaria ministra a sua filosofia por meio de símbolos e alegorias, para desta forma manter seus mistérios em segredo para os prof.:, desvendando-os somente para os que ingressam na Arte Real. A maçonaria não é uma camisa de força, mas uma organização “familiar”, ou seja, onde a franqueza, a sinceridade e a confiança, são apanágios de valor. Partindo-se dessa premissa podemos concluir que os simbolismos apresentam diferentes significados não só em relação ao cargo que o Ir.: ocupa mas também de acordo com a fase da vida em que se encontra.

OS ‘TRÊS PONTOS’ .’.


Os ‘três pontos’ usados, em quase toda a Maçonaria do Universo nas abreviaturas, foram usados pela primeira vez, segundo historiadores franceses, em 12 de Agosto de 1774, pela Grande Loja de França.
A Bandeira de Cuba que, ao lado das cores nacionais, mostra uma estrela de cinco pontas dentro de um triângulo, foi idealizada e executada por Narciso Lopes, membro da Loja ‘Estrela Solitária’.·.

Algumas Considerações sobre o Painel do Rito Moderno



Irm. Vinícius Antonio Couto Esposel (*)
- Introdução-
Tenho por bem dar início a este singelo trabalho com o objetivo de melhor aclarar o(s) verdadeiro(s) significados do Painel de Grau do Rito Moderno do Grau 1 – Aprendiz Maçom.
Antes, porém, entendo como que necessário elucidar algumas questões que me parecem deveras importante para o prosseguimento do objetivo a alcançar nestas desluzidas palavras.
-Símbolo-

Sensacional – 09 Templos Maçonaria – Internamente Confira. Canal do Maçom





A MARCHA DO APRENDIZ




Irm.: Robson Rodrigues da Silva 
Inicialmente deve ser esclarecido o significado de marcha. Marcha é o ato ou efeito de marchar, caminhar.
Na maçonaria uma marcha específica é usada para cada grau e cada Rito Maçônico possui igualmente a sua marcha específica. Portanto, a marcha varia em alguns casos de acordo com o Rito. 
Os Maçons executam a marcha, pois esta representa a forma de caminhar em Loja em busca da Luz do conhecimento. No caso do Aprendiz este só sabe dar três passos em busca dessa Luz.

07 Perguntas e Curiosidades sobre Maçonaria. Canal do Maçom



SÍMBOLO, ALEGORIA E EMBLEMA



Irm. Robson Rodrigues da Silva
Em linhas gerais, o ensino maçônico abrange História da Maçonaria, Ritos, Ritualística e Liturgia, Simbolismo, Direito e Legislação Maçônica, Administração Maçônica, Ética e Moral Maçônica, Filosofia.
Todavia, a Maçonaria transmite a maior parte das suas ideias e seus ensinamentos através de símbolos, alegorias e emblemas. Daí a importância do estudo do simbolismo.
Os símbolos, na Maçonaria, são uma forma de transmissão velada, exatamente para que seus ensinamentos e ideias sejam acessíveis somente aos Iniciados. Os não Iniciados, por maior esforço e livros que leiam sobre Maçonaria, jamais chegarão ao conhecimento dos augustos mistérios maçônicos. Esta sé uma prática comum adotada por várias escolas iniciáticas do passado.

OS CARGOS EM LOJA E OS SETE PLANETAS ESOTÉRICOS



Venerável Mestre – assimilado ao planeta Júpiter, (número 6) que no panteão dos deuses babilônicos, simbolizava a sabedoria. Rege a visão, a prosperidade, a misericórdia, a liturgia, o sacerdócio, o mestre e a felicidade.

Orador – está relacionado com Mercúrio (número 2) o planeta que rege a expressão da Verdade, pois é o “enviado de Deus”. Mercúrio tem asas nos pés e é o porta-voz, aquele que dá as boas vindas e domina os escritos. Associado ao Sol, pois dele emana a Luz, como guarda da lei maçônica que é além de responsável pelas peças de arquitetura.